A posição solar é um dos itens mais esquecidos na hora de considerar o local de compra do terreno ou do imóvel, são tantos detalhes que às vezes não consideramos esse fator tão importante para o nosso conforto.
Normalmente nos empolgamos com o preço, com a região, com a vizinhança e não levamos em conta os efeitos do sol. Seja de mais ou de menos, ele impacta na conservação do imóvel, dos móveis e no bem-estar dos moradores.
Um imóvel com a posição solar adequada, traz mais conforto térmico e mais luminosidade natural, impactando em:
- Mais proteção a umidade e mofo.
- Economia de energia elétrica.
- Conservação do imóvel e mobiliário.
- Melhor adaptação dos ocupantes ao frio e ao calor (conforto térmico).
- Bem-estar e saúde dos moradores.
- Valorização do imóvel.
A posição solar ideal para cada cômodo
Na imagem, podemos ver como a luz solar reflete em cada cômodo de um imóvel com face norte.
Área privativa
Onde incide o sol da manhã
A luz da manhã deixa os ambientes com temperaturas mais agradáveis, por isso cômodos como quartos e varandas são normalmente projetados para leste, nordeste e norte, recebendo assim, o sol da manhã.
Área social
Calor da tarde esquenta o ambiente
Após o meio-dia, o sol esquenta bastante os cômodos localizados na face oeste – e os aquece para o período noturno. Em cidades tradicionalmente frias, como tantas aqui no Sul do país, recomenda-se destinar essa parte da casa para os quartos.
Área de serviço
Trecho com pouca insolação
A fachada sul recebe pouca ou nenhuma incidência solar, por isso são destinados cômodos secundários como depósitos e garagens. A umidade e o mofo podem se proliferar com mais facilidade em cômodos voltados para o sul, por isso devemos procurar soluções apropriadas para cada necessidade, como revestimento e tinta anti-mofo.
Posição solar – face norte
Normalmente, a recomendação é que se dê preferência para “face norte”, os imóveis com esse direcionamento, inclusive, costumam receber destaque nos anúncios de venda. Essa preferência se dá pelo fato de que o imóvel voltado para o norte recebe maior incidência de radiação solar.
⚠ Atenção, a regra da face norte não funciona para 100% dos casos. É preciso levar em conta outros fatores que podem prejudicar os seus benefícios. Em regiões muito quentes, de calor intenso, por exemplo, tanta exposição solar não é necessariamente boa.
Durante a elaboração do projeto do seu lar, levamos em consideração todos esses fatores, para que a sua casa proporcione o máximo de conforto possível!
Para construir com qualidade, segurança e principalmente sem dúvidas, preparamos um post com tudo o que você precisa saber antes de construir.